Notícias

Servidores participam de ações sobre inovação no Centro Cultural do Ministério da Saúde

Atividades foram realizadas no Centro Cultural e no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no RJ

Publicado: 04/02/2019 | 14h19
Última modificação: 11/02/2019 | 08h14
Oficina com vários participantes. Sala com puffs coloridos

Entre os dias 29 e 31 de janeiro deste ano, o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE) promoveu duas ações sobre inovação para servidores públicos: um curso de Design Thinking e a segunda edição do Café.com.ideias. As atividades contaram com a presença de servidores de diversas instituições públicas do Rio de Janeiro, além de representantes de outros estados.

Com o desafio "Como podemos inovar no serviço público?", o curso de Design Thinking foi realizada com a colaboração do grupo Conexão Inovação Pública, formada pelo próprio Centro Cultural do Ministério da Saúde, o Laboratório de Inovação da ANAC e o Laboratório de Inovação da ANS. Vinte servidores, representando o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, o INCA, a Fundação Saúde, a ANS, a ANAC, a UFRJ, a CVM, o Ministério Público do Rio de Janeiro, a prefeitura de Itu-SP e a Câmara dos Deputados aprenderam sobre as fases desta abordagem: entendimento do problema, observação, ponto de vista, ideação, prototipagem e teste. No final da atividade, realizada em três dias no espaço "Caixa de Ideias", no CCMS, foram apresentados quatro protótipos.

"O  Design Thinking é uma abordagem para encontrar soluções para problemas complexos e mudar o modelo mental do setor público." explicou Rodrigo Narcizio, servidor público da Agência Nacional de Aviação Civil e facilitador do curso. Segundo o chefe de divisão do Centro Cultural do Ministério da Saúde, Thiago Petra, o curso e o evento foram oportunidades para criar rede entre instituições e servidores. "Os servidores estão procurando conhecer novas técnicas, experimentar novas práticas. Muitos se acham isolados, e eventos como esse ajudam a integrar", completou.

"Um ponto é motivação, dá um gás! Olhar para o lado e ver que tem gente interessada em inovar no setor público, ajuda na motivação e autoestima. É ter "amiguinho" para conversar sobre assuntos em comum, compartilhar desafios e resultados, fazer amizades. Voltar pra casa e contar para outras pessoas o que está acontecendo "lá fora". As conversas ajudam a corrigir rotas e saber de novidades", afirmou Jefferson Furtado, servidor da Prefeitura da Estância Turística de Itu, São Paulo

O Conexão Inovação Pública realizará mais dois cursos neste primeiro trimestre de 2019.

No dia 31 de janeiro, foi realizado o segundo Café.com.ideias, evento que tem como objetivo promover o encontro e a colaboração entre profissionais do setor público e as instituições no Rio de Janeiro, estimular a cultura da inovação para responder aos desafios da administração pública. A edição de janeiro contou com duas palestras: "Design Thinking no serviço público", do servidor Rodrigo Narcizio, da Agência Nacional de Aviação Civil; e "Lego Serious Play", com a servidora da Câmara dos Deputados Corina Castro e a consultora Karen Cesar, especialista em metodologias de facilitação e inovação. A próxima edição será realizada em março, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde.

"Eu acho uma grande oportunidade de troca de experiências principalmente por serem de diversas áreas, muitas vezes com experiências bem distintas. Acho que esses encontros são fundamentais para abrirmos espaço para inovar dentro de nossas próprias instituições", comentou Maria Luisa Fernandes, servidora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde.

Caso outra unidade do Ministério da Saúde queira mais informações sobre as ações, entre em contato pelo e-mail ccms@saude.gov.br

 

Equipe de servidores em volta de uma mesa, apresentado um protótipo de soluções com papéis

Equipe apresenta protótipo, resultado do curso de Design Thinking

Auditório lotado com uma pessoa apresentando slides no fundo da imagem, com microfone

Evento Café.com.Ideias, no auditório do NEMS/RJ