CCMS

Centro Cultural do Ministério da Saúde


Última modificação: 04/02/2019 | 15h50

O Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), unidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação da Subsecretaria de Assuntos Administrativos da Secretaria-Executiva, está situado no corredor cultural do Rio de Janeiro e foi aberto ao público em 2001, com a exposição Memória da Loucura.

Levar à sociedade informação em saúde de qualidade, com sensibilidade, utilizando uma linguagem criativa e acessível para a população, bem como resgatar a história e dar visibilidade à evolução da saúde pública e às redes informacionais disponíveis, evidenciando a atuação e as políticas governamentais do setor, estimulando a participação da sociedade brasileira por melhores condições de vida é seu objetivo.

As exposições locais, virtuais e itinerantes, com alcance internacional, agregam palestras, oficinas, exibição de filmes com debates e mostras afins, visando aproximar o público do tema saúde. Com abordagens artísticas, lúdicas e atraentes, seduz os visitantes, dando a eles a dimensão e a importância do passado, do presente e do futuro da trajetória da saúde, essencial para a qualidade de vida da população. 

Foto da frente do Centro Cultural, com pessoas nas escadarias do centro. No plano inferior da imagem, integrantes da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Evento de fechamento da exposição "A Saúde bate à porta"

A unidade tem como espaço ampliado de exposições o túnel que liga o edifício sede ao edifício anexo do Ministério da Saúde, em Brasília.

O CCMS acumula a experiência exitosa de realizar itinerâncias por diversas capitais e cidades do País, como: Salvador, Fortaleza, Natal, Brasília, Porto Alegre, Maceió, Recife, Campo Grande, São Paulo, Belo Horizonte, Ouro Preto, Betim, Santo André, Contagem, São Pedro de Aldeia, Nova Friburgo. No cenário internacional, de grande relevância foram as exposições no México, Estados Unidos, Suíça, Casaquistão, Etiópia, Moçambique, Áustria.

 

Várias crianças vestidas com uniforme de uma escola pública posam para a foto. Atrás dela, duas estruturas de uma exposição, formando a palavra PAZ.

Visita guiada de uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro.

Os eventos culturais, técnicos e científicos integram as ações do CCMS, contribuindo para a capacitação de profissionais da saúde e educação e para a democratização da informação em saúde. As atividades são decorrentes das áreas técnicas do Ministério da Saúde, institutos e fundações federais, estaduais e municipais, hospitais federais, universidades públicas e privadas, secretarias estaduais e municipais da saúde e da educação, organizações não governamentais, museus e centros culturais e são direcionadas para estudantes da rede pública e privada, universitários e público em geral.  

Por meio do seu Programa Educativo são desenvolvidas ações para e com o público, favorecendo o debate, a produção e a disseminação do saber. 

Exibição de um filme na sala de multimeios do Centro Cultural. A projeção do filme mostra uma criança com a camisa aberta. A sala está escura, e várias pessoas sentadas de costa, assistindo ao filme

Exibição de um filme na sala de multimeios do CCMS