CCMS

Inovação


Última modificação: 27/02/2019 | 09h35

Podemos procurar a palavra inovação no dicionário de língua portuguesa para conhecer o seu significado. Podemos consultar a lista de sinônimos para essa mesma palavra e encontrar uma dúzia de outros verbetes que designem a ação de criar algo novo, inédito. Podemos adentrar a sala de aula com todo o conceito preparado e discursar sobre a presente evolução da cultura inovadora nos ambientes de trabalho, públicos ou privados, e como sua abordagem é importante, cada vez mais, para a sobrevivência das organizações. E podemos abrir a porta do nosso espaço de trabalho, descer um lance de escada e, junto com o público, vivenciar se a qualidade da assistência desempenhada pelos profissionais da própria organização está apropriada às necessidades dos usuários.

Compreender os propósitos da abordagem inovadora é o primeiro avanço, mas o que eleva o reconhecimento do processo inovativo como grande protagonista da atual gestão pública estratégica é a sua capacidade de gerar resposta para diversos problemas por meio da experimentação, do esforço coletivo e participativo, de soluções funcionais, ágeis e, muitas vezes, simples e de baixo custo. A abordagem experimental conduz a um aprendizado contínuo através da experiência. Inovar é experimentar: é tentativa e erro...tentativa e erro...tentativa e acerto. E não para por aí!

Dessa forma, o Centro Cultural do Ministério da Saúde desponta neste novo cenário, experimentando e estimulando a cultura da inovação para responder aos novos desafios da administração pública, com foco na valorização das pessoas e no compromisso com resultados. 

Para incentivar e valorizar os servidores e colaboradores da Saúde no desenvolvimento de soluções inovadoras, trabalhamos com dois pontos fundamentais: técnicas e criatividade.

Promovemos oficinas temáticas, reuniões e colaborações entre profissionais do setor público de diversas instituições. Contamos com um espaço adequado para atividades de inovação onde a arte e a cultura ajudam a inspirar criatividade!

O CCMS também é responsável pela iniciativa Café.com.ideias, encontros periódicos e dinâmicos entre agentes para apresentar e abordar metodologias, conceitos e experiências inovadoras. Primeira iniciativa institucional que promove encontros de inovação entre servidores públicos no Rio de Janeiro.

Temos parceria com o Laboratório de Inovação da ANAC, o laboratório de inovação do INCA e a coordenação de inovação da ANS. Sem a colaboração de parceiros, não conseguimos inovar. Veja o vídeo abaixo e entenda o potencial da rede de inovação no serviço público.

Participe das nossas ações, colabore conosco para qualificarmos, cada vez mais, o serviço para o cidadão!

logo do Café com ideias. desenho de uma cabeça de um homem, com um desneho de uma xícara de café e o desenho de uma lâmpada dentro da cabeça

Logo do evento Café.com.Ideias