A sequência dos debates, em oito encontros, aborda de forma sucinta cada um dos desafios apontados. Você pode acessar o canal das transmissões aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3oU8qBaumOoNYYS8J-lHnFzoP9MRlqE0
Nesse sentido, foram elaboradas ementas para dar uma ideia ao público dos diferentes temas e do conteúdo de cada debate, como explicitado a seguir:
O aprender a conviver:
Educação e saúde pública para as minorias: como desenvolver uma sociedade plural e inclusiva (10/09/2020, às 18h):
Nesta temática, pretende-se refletir sobre as desigualdades no acesso aos bens sociais e às raízes que, historicamente, sustentam esse processo levando a modelos de saúde e de educação que podem conter formas veladas de exclusão. Essa reflexão visa aperfeiçoar as políticas públicas com foco nos direitos humanos e no dever de todos na construção de uma sociedade mais plural e inclusiva. A educação, nesse contexto, pode transformar realidades e alavancar avanços sociais.
Participantes:
Marcelo Vianna - PPGDAP/Universidade Federal Fluminense
Camila Marins - Revista Brejeiras
Mediador: Aluízio Azevedo - Ministério da Saúde
Link para a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=TGbAqNjNE6Q&list=PL3oU8qBaumOoNYYS8J-lHn...
O desenvolvimento da empatia no mundo contemporâneo e a mediação dos conflitos para fortalecimento das relações (15/09/2020):
Esse tema fala da empatia e a sua importância no contexto do ensinar e aprender, e como ficam, no ambiente virtual e com a premência do tempo na contemporaneidade, o estabelecimento dos vínculos de afeto e confiança. Aqui, pretende-se abordar o conflito na perspectiva do potencial construtivo que ele traz em seu bojo. Trazer para discussão a dinâmica das relações, no cotidiano do trabalho, os riscos e as possibilidades restaurativas das relações esgarçadas pelas tensões do dia a dia. A educação na perspectiva da gestão inteligente e criativa dos conflitos.
Participantes:
Paula Cerqueira - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Silvia Vieira - Humana Arte - Diálogo e Convivência
Mediadora: Luciana Ponte - Hospital Federal dos Servidores do Estado
Link para a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=WJV4aqAXRWI&feature=youtu.be
O aprender a ser:
O autoconhecimento e o cuidado através da meditação (24/09/2020):
Propõe-se discutir a importância do autoconhecimento como recurso relevante para o discernimento, para o fortalecimento da autonomia e do autocontrole. Aspectos que podem aprimorar o autocuidado e as relações com o outro. A maior compreensão de si mesmo, através das práticas de meditação, é aliada nos processos educativos no sentido mais amplo.
Participantes:
Marcelo Pacheco - Hospital Federal dos Servidores do Estado
Carlos José de Andrade - Instituto Nacional de Câncer
Mediadora: Adriana Rangel - Hospital Federal dos Servidores do Estado
Link para a transmissão: https://youtu.be/UtBBoaAbfzs
Arte e literatura como expressão, autorreflexão e saúde (01/10/2020):
Essa temática propõe abordar a arte como expressão do humano, nas suas mais variadas formas desde os primórdios da concepção estética da humanidade. Falar também da arte no seu poder de gerar afeto e criatividade. Sua relevância, como linguagem, integrando as práticas educativas. Pretende-se também destacar a literatura como expressão artística e recurso terapêutico, na busca pelo sentido entre o que é lido e a sua própria realidade. A partir do entendimento da importância da arte e da literatura, pretende-se lançar um olhar para o aprender a ser, com consciência e responsabilidade.
Participantes:
Nara Barreto - Drops de Leitura
Marco Andrade - Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho
Mediadora: Ingrid Espinosa - Hospital Federal dos Servidores do Estado
Link para a transmissão: https://youtu.be/z5TMATpsj5Q
O aprender a conhecer:
A relevância da gestão estratégica da informação e do conhecimento no ensino e pesquisa em saúde (08/10/2020):
A partir da compreensão da importância da gestão da informação e do conhecimento no mundo atual, o debate pretende lançar um olhar para a importância da intencionalidade na execução dessas atividades nas instituições de saúde garantindo, assim, o cumprimento de sua missão e seu uso social. A importância do tema está ligada ao novo paradigma tecno-econômico, a revolução digital, que transformou radicalmente todas as dimensões da vida humana, tanto do ponto de vista individual e relacional como no âmbito da vida produtiva, e que tem no conhecimento o recurso crítico para a inovação, competitividade e desenvolvimento econômico.
Participantes:
Dayanne Prudêncio - UNIRIO
Luiz Antonio Santini - Fundação Oswaldo Cruz
Mediadora: Rosamelia Cunha - Ministério da Saúde
Link para a transmissão: https://youtu.be/BBJ2BlHq_ek
A importância da história e da memória nas instituições (15/10/2020):
Essa temática propõe um enfoque da história das instituições e suas representações em diferentes contextos sociais, econômicos e políticos. Como as instituições afetam e são afetadas por esses contextos. Propõe abordar como a memória institucional está relacionada aos processos sociais e educativos. No campo da saúde, o quanto a história e a memória das instituições falam da compreensão saúde/doença, da realidade sanitária e da dimensão político/social vigente no período em questão.
Participantes:
Lucas Avelar - Colorado State University
Nilson de Moraes - UNIRIO
Mediadora: Paula Cristina Dias - Ministério da Saúde
Link para a transmissão: https://youtu.be/BHr2bY-Lhrs
O aprender a fazer:
As experiências em educação permanente dos Hospitais e Institutos do MS no período da pandemia (22/10/2020):
O debate propõe discutir, dentro dos desafios da educação para o século XXI apontados pela UNESCO, a educação permanente. Considerando que as oportunidades educativas surgem ao longo da vida, em diferentes contextos, pretende-se criar um diálogo sobre diferentes ângulos da educação permanente. Serão apresentadas, na contingência da atual pandemia, as diferentes experiências dos profissionais de instituições da Rede Federal RJ, bem como o impacto desta pandemia nas suas ações de educação permanente.
Participantes:
Ruben Mattos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Émerson Merhy - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mediadora: Patrícia Quintans - Hospital Federal dos Servidores do Estado
Link para a transmissão: https://youtu.be/ZOh8riy-zgE
A formação dos novos trabalhadores para o SUS que queremos (29/10/2020):
A atual crise sanitária evidenciou, de forma marcante, a relevância do nosso sistema de saúde. Alinhada à essa percepção, a temática proposta abordará a necessidade de mudanças na formação dos trabalhadores, no sentido de responder as necessidades sociais. Refletirá sobre o quanto os modelos vigentes perpetuam visões de mercado, em detrimento do valor da saúde como bem social, de construção e pertencimento coletivos, alinhados ao ideário do SUS.
Participantes:
Tatiana Baptista - Escola Nacional de Saúde Pública
Leandro Gonçalves - Universidade Federal Fluminense
Mediadora: Danielle Garcia - Hospital Federal dos Servidores do Estado
Link para a transmissão: https://youtu.be/VMktghoRVNE