Data: 06/05 (16h)
Livro: Histórias do Fim da Vida
Autora: Silvana Aquino (Academia Nacional de Cuidados Paliativos)
Mediadoras: Roberta de Lima (INCA) e Rosamelia Cunha (MS)
Nessa obra surpreendente e muito emocionante, a psicóloga Silvana Aquino transcreve episódios vividos no atendimento aos pacientes e faz reflexões sobre sua atividade. E nos familiariza, de forma muito doce e tranquila, com termos como cumplicidade, enfrentamento ativo, ressignificação, aceitação, vulnerabilidade e outros mais. A leitura nos emociona pela delicadeza em relação às manifestações afetivas que ela presencia e por despertar no leitor uma sensação de respeito por esse momento de finitude.
Data: 13/05 (16h)
Livro: Neonatologia Além da UTIN
Autora: Sylvia Porto (UFRJ)
Mediadoras: Ildenê Guimaães Loula (HFSE) e Adriana Rangel Carneiro (HFSE)
É uma obra oriunda de um trabalho de pesquisa para conhecer não só os fatos e as histórias clínicas de quatro recém-nascidos de extremo baixo peso atendidos em um hospital público de referência, mas ultrapassar os muros institucionais para alcançar o espaço social de suas vivências, para tentar captar as subjetividades. A prematuridade extrema transforma a história familiar, reformula a relação entre os membros da família e influencia o processo de identificação que as mães e os pais constroem para si e para seus filhos.
Data: 20/05 (16h)
Livro: Branco Vivo
Autor: Antônio Lino.
Mediadores: Danielle do Vale Garcia (HFSE)
Em 2013, o governo federal lançou o Programa Mais Médicos, distribuindo profissionais de saúde pelo país. O escritor Antonio Lino pegou a estrada para conferir de perto os brasis, os brasileiros e as brasilidades encontrados pelos médicos — na maioria estrangeiros. Branco vivo é o fruto de seu olhar atento. Um olhar complementado pelas fotografias do renomado intérprete do Brasil, Araquém Alcântara.
Data: 27/05 (15h)
Livro: Com Armas Sonolentas
Autora: Carola Saavedra
Mediadoras: Fabiola Simoni (Centro Cultural do Ministério da Saúde)
Este romance traz as vozes e vidas de três mulheres que vivenciam o exílio e o abandono, num desencontro de línguas, lugares e experiências, neste potente romance de formação. São três mulheres muito distintas, mas fortemente interligadas, que experimentam uma situação crescente de abandono e exílio — seja geográfico, seja emocional. A viagem, por assim dizer, que cada uma delas faz poderia ser um jeito de "voltar para casa", na busca por desvendar sua verdadeira identidade.
Data: 09/06 (16h)
Livro: Vida de Médica
Autora: Elizabeth S.
Mediadoras: Ingrid Espinosa (HFSE) e Carla Santos (HFSE)
“Hospital é ótimo! Sim, é, mas só se vemos as paredes, porque quando o que vemos é o teto, em geral, é difícil.” Neste contexto sobre vivências de uma profissional é que a autora narra a vida, na sua essência maior: Imprevisibilidade. Trazendo o ser humano como personagens erráticos à procura de um único objetivo: Felicidade. Elizabeth S. cria uma grande metáfora: A grande força transformadora não é aquela que deixamos no trabalho e que nos cansa ao fim do dia e sim a ousadia de buscarmos novos rumos e renascermos para a emoção de viver. A paixão é uma força transformadora que nos arrasta por caminhos impensáveis e exige coragem para mudar.
Data: 17/06 (16h)
Livro: Desterros
Autora: Natália Timerman
Mediadores: Aisllan Assis (UFOP) e Luciana Dantas M. da Ponte (HFSE/INCA)
A obra traz informações e reflexões impressionantes, mesmo para aqueles habituados ao trabalho na prisão ou a um ambiente de internação, como o hospital. Nesta narrativa surpreendente, com base em sua experiência profissional como psiquiatra, a autora nos leva para dentro das celas de uma prisão e nos apresenta seres humanos. Chama nossa atenção para a maneira estereotipada com que funcionários e detentos se comunicam e para as histórias que pedem para serem ouvidas e contadas.