Notícias

Saúde com Arte: CCMS divulga iniciativas culturais de sucesso no SUS

O livro apresenta experiências humanizadas, interdisciplinares e coletivas em unidades de saúde

Publicado: 23/11/2022 | 13h36
Última modificação: 23/11/2022 | 13h51

O Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE) joga holofote sobre oito iniciativas em nova publicação e abre uma perspectiva importante de transversalidade entre duas áreas tão importantes para a garantia de direitos sociais, que são a saúde e a cultura. O livro Saúde com Arte tem como propósito divulgar histórias de profissionais de saúde, colaboradores e artistas que produzem e se movimentam para levar saúde de uma maneira mais lúdica, leve e artística para a população, usando a estrutura de suas instituições e improvisando. Já disponível gratuitamente na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o lançamento pretende oferecer inspiração para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que também desejem criar ou participar de iniciativas parecidas.

Confira aqui a publicação. 

Pessoas que se vestem de palhaço para conscientizar a população local, instituições que preservam a memória de políticas públicas por meio de exposições e memoriais, artistas que produzem música e arte para saúde, artesanato, roda de conversa, entre outros. A publicação, que reúne oito das centenas ou milhares de experiências de saúde com arte que estão sendo realizadas pelo País, descreve o trabalho desenvolvido pelo Sons no SUS (SE), Tenda do Conto (RN), Memorial Leprosária Canafístula (CE), Clave de Sois (SC), Caps II Samaúma (AC), Caminho da Agroecologia (RJ), PalhaSUS Horizontino (CE) e Museu da Loucura (MG).  

“Esta publicação faz a curadoria de iniciativas significativas e potentes, de diferentes cantos do Brasil, que surgiram do esforço pessoal de profissionais de saúde que decidiram transformar a realidade de um local. Todas essas trazem em si algumas das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), como o acolhimento, a gestão participativa, a ambiência e a defesa dos direitos dos usuários”, conta Edileuza dos Santos, coordenadora substituta do CCMS.

Ao mostrar essas iniciativas, o Ministério da Saúde valoriza os profissionais e as instituições envolvidas, permitindo que as práticas e as experiências possam ser compartilhadas e, se possível, aplicadas em outros espaços de saúde. O Centro Cultural do Ministério da Saúde coloca-se como um ponto dentro desta rede de iniciativas com práticas humanizadas e afetivas. 

“Os textos da série mostram que a maioria dessas ações nasceu do esforço de um grupo de pessoas com muita vontade de fazer a diferença e compreensão de que a cultura dá muito trabalho. Mas não deixamos de destacar a importância de políticas públicas e os esforços locais de secretarias de saúde de estados e municípios para a criação e manutenção desses projetos”, destaca Marcio Nolasco, jornalista do CCMS e um dos idealizadores do projeto junto com Thiago Petra.

A segunda edição da série já está em andamento e conta com dois textos publicados no site do CCMS.     

Se você faz parte ou conhece algum grupo que dissemina cultura, saúde e arte pelo Brasil, envie um e-mail para: ccms@saude.gov.br.