Mostra Virtual

Saúde Indígena - Respeito e Cuidados


Última modificação: 06/02/2019 | 15h21

Por longo tempo esquecidos, os povos indígenas do Brasil são um rico manancial de sabedoria na relação com o meio ambiente. Os conhecimentos tradicionais acumulados através dos tempos pelos povos indígenas resultaram em inúmeras práticas utilizadas em todo o País, em diversas áreas. No campo da Saúde, eles revelaram as propriedades curativas de plantas que hoje são utilizadas na fabricação de muitos medicamentos em todo o mundo.

Nesta exposição você vai saber quem são eles, vai poder acompanhar na linha do tempo a elaboração da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, a mobilização das organizações indígenas, os avanços na construção de um modelo de assistência diferenciado. Afinal, o Brasil é o país que tem a maior diversidade cultural, com povos que falam mais de 305 línguas.

Os profissionais que se dedicam ao Sistema Único de Saúde encaram com seriedade a nobre missão de levar atenção e cuidados aos usuários. E na saúde indígena não é diferente. Atualmente, cerca de 15 mil trabalhadores atuam na saúde indígena, incluindo servidores efetivos, contratos temporários, consultores, agentes indígenas de saúde e saneamento. Certa vez, a chefe de um Distrito Sanitário Especial Indígena declarou: “O SUS não nos conhece bem, mas nós somos parte do SUS, e a criação da Sesai ajudou a nos trazer para mais perto do Sistema Único. É uma construção, e estamos avançando”.

Entre os avanços, merecem destaque as ações de gestão da informação e de atenção à saúde materno-infantil, à saúde bucal e às doenças negligenciadas como malária, tracoma, tuberculose e doenças diarreicas agudas, entre outras. Os desafios da Sesai também são amplos. Além da saúde, abrangem o saneamento ambiental, a segurança e a soberania alimentar, a fixação dos profissionais de saúde no campo de trabalho e o diálogo permanente com as lideranças indígenas, por meio do controle social.

Esses avanços e os futuros desafios são o que a Secretaria deseja agora compartilhar. Porque estamos juntos no mesmo compromisso: o de melhorar a vida das brasileiras e brasileiros.

Confira a mostra virtual Saúde Indígena - Respeito e Cuidados acessando o site 

Ano da exposição: 
2013