Os Encontros de Cultura e Saúde surgem como iniciativa do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), situado no Rio de Janeiro. O CCMS tem como um dos objetivos a realização de ações que possam levar informação dando visibilidade à evolução da saúde pública e sua relação com os determinantes sociais relativos à saúde e à efetiva implantação de políticas governamentais para o setor; contribuindo desta maneira para melhorar as condições de vida da população brasileira.
As Séries de Encontros de Cultura e Saúde, que começam em agosto de 2021, pretendem estimular a reflexão sobre Como a Antropologia pode nos ajudar a pensar o SUS hoje, que dá título a essa iniciativa. A idéia foi delineada a partir dos efeitos que deixaram patentes a força das desigualdades sociais na incidência e mortalidade da Covid 19 e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), público e universal, para minimizar os efeitos da doença nas populações de mais baixa renda. Sabemos que esses efeitos não se expressam unicamente nesse momento atual, mas acompanham os resultados possíveis de serem alcançados em doenças de todas as especialidades médicas e a despeito de serem patologias que necessitam ou não de aporte tecnológico sofisticado para diagnóstico e tratamento. Hoje, o Brasil ainda mantém, sem controle ou erradicação, afecções cujos recursos necessários e conhecimentos envolvidos estão disponíveis e são plenamente alcançáveis. No entanto, fatores adicionais têm levado nosso sistema de saúde a não atingir metas adequadas. Isso nos mostra a relevância de trazermos à tona esses fatores e estimularmos o debate sobre eles.
Por outro lado, situações novas com grande influência sobre a vida em nosso país são produtoras de impactos que necessitam ser conhecidos para que seja garantida a saúde e a qualidade de vida para o povo brasileiro.
Conscientes disso, surge a necessidade de discutir temas que desafiem nossa capacidade de reflexão e de busca de soluções . Assim, abriremos essas séries com a palestra “A doença e a pessoa sob o ponto de vista da Antropologia da Saúde”. E, em seguida, serão discutidos temas variados que abrangem diversos aspectos que influenciam a saúde e a garantia da efetividade das políticas do setor.