Mostra virtual CCMS

Nise da Silveira

Vida e Obra

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Museu de Imagens do Inconsciente
O Legado de uma Vida

Mandalas

A pintura, com fundo branco, tem espessos traços pretos, em todas as direções, formando a mandala. No centro, existem alguns círculos vermelhos e amarelos, sendo que uns estão dentro e sobre os outros. Ao redor, mais círculos adjacentes formam um círculo maior.
A tela tem fundo branco e traços em diversas cores que formam quadrados, triângulos, losangos e círculos. O emaranhado de traços forma a mandala.
A pintura retrata mandala com traços retos que expressam o movimento de um cata-vento. O fundo é verde e nele foram traçadas linhas pretas ininterruptas, que formam vários quadrados inclinados, como se estivessem uns dentro dos outros. Os espaços entre eles foram preenchidos com tons de azul. A mesma técnica de traçado foi utilizada para fazer quadrados inclinados na direção oposta aos primeiros.
Na pintura com fundo branco destacam-se traços amarelos que se encontram no meio da imagem, formando vários raios que saem do centro em direção aos limites da tela, como uma estrela de várias pontas, além de linhas horizontais e verticais. Foram usadas as cores verde e vermelha para traçar círculos e quadrados.
A mandala é formada por traços pretos e grossos. A imagem que surge é a de uma estrela com várias pontas. No centro, há círculos uns dentro dos outros e em toda a extensão da tela, há linhas horizontais e verticais que se cruzam. Por baixo desses traços, linhas vermelhas, rosas e amarelas dão mais cor à pintura, que tem fundo branco.
Mandala formada por vários círculos pequenos dispostos lado a lado, similar a um mosaico, que toma toda a área. Cada sequência de pequenos círculos adjacentes tem uma cor e forma outro círculo. A sequência seguinte, de cor diferente, segue o mesmo padrão, formando mais um círculo que engloba o anterior, e assim sucessivamente até chegar aos limites da tela.
A tela tem fundo branco e destacam-se pinceladas verdes e vermelhas. É um emaranhado de linhas, riscos e círculos em várias direções. No canto superior esquerdo, em vermelho, identifica-se o número um dentro de um círculo. Na mesma direção, mas na parte inferior, a assinatura do autor: F. Diniz, também em vermelho. Há, também, uma pequena estrela e uma meia lua no canto inferior direito. Todo o conjunto origina a mandala.
Sobre um fundo branco, a pintura apresenta linhas e círculo lado a lado, formando a mandala. Em tinta preta, foi traçado um pequeno círculo central envolto por mais oito formas circulares.  Sobre o fundo branco, percebe-se uma estrela vermelha com várias pontas.
Sobre fundo rosa bem claro, a pintura apresenta mandala em forma de margarida vermelha, com catorze pétalas. Cada pétala é contornada de marrom, e ao redor da flor, um contorno azul. Em volta de tudo, sem completar o círculo, uma cobra em tons de laranja, amarelo e marrom.
Mandala que concentra círculos, uns dentro dos outros nas cores branca, azul, verde e preta. O círculo maior e, portanto, mais externo, é contornado por uma linha preta com relevos. O centro possui um ponto amarelo, envolto por um círculo que se divide em doze pedaços simétricos e intercalados, nas cores preta e vermelha. Do centro até os limites da mandala, linhas finas e vermelhas cortam os círculos em curva e em pedaços iguais. A base da pintura é preta nas laterais inferiores e vermelha no meio. O fundo foi colorido em tons de amarelo, marrom e verde.
Mandala formada por um misto de linhas horizontais, verticais, diagonais e circulares. Nota-se que um círculo bem marcado toca as extremidades do tela. Os riscos mais superficiais, em sua maioria brancos, formam pequenos quadrados.
A mandala traz um círculo com linhas azuis e vermelhas que o dividem em oito partes. Cada fração tem pequenas pinceladas mais densas, internas e externas, nas cores azul e vermelha
Mandala em tons predominantemente laranjas, amarelos e vermelhos. É formada por discretos círculos em ordem crescente e, dentro de cada um deles, há pequenos desenhos de formas irregulares.
A tela possui inúmeras pinceladas em tons de amarelo e marrom, em diagonal e nos dois sentidos, criando um trançado. Círculos pretos, uns dentro dos outros, foram desenhados antes dos traços mais superficiais. Todo o conjunto forma a mandala.
A tela revela duas mandalas em formato de espiral: uma pequena, em cima e outra maior, em baixo. Elas foram traçadas em lilás, sem interrupção na linha que as forma. Entre os espaços que compõem as espirais, há um azul bem vivo. O fundo da imagem tem tons de azul e lilás.
A tela exibe uma composição de elementos que, juntos, representam a mandala. No centro, um círculo forma uma bola preta envolta por meio círculo preenchido em vermelho, um pouco maior. Dentro desse envoltório há uma flor com miolo amarelo e pétalas brancas. A próxima camada são raios espessos pintados em tons de verde que contornam o meio círculo vermelho. Envolvendo tudo, outros traços com o mesmo padrão raiado, no entanto, são mais grossos e afastados uns dos outros e têm preenchimento amarelo. A parte inferior central da tela é ocupada por pinceladas verdes bem claras, representando um rio. A lateral esquerda é toda preta, e, na direita, há uma árvore e uma pequena casa ao fundo.
A mandala, em forma de flor, tem no centro um mínimo losango onde, em cada extremidade, está um círculo azul e uma forma triangular amarela. Envolvendo-os, estão as quatro pétalas da flor, coloridas em tons de amarelo e laranja. A flor encontra-se dentro de um círculo azul. Acima desse círculo, estão quatro coroas verdes de três pontas. Em cada ponta há uma pequenina bola vermelha, circundada por um fio amarelo. O fundo da imagem foi preenchido com tons de rosa.
A tela mostra um emaranhado de pinceladas em diferentes cores e direções, que, acumulados mais no centro da pintura, formam a mandala.
Mandala colorida composta por quatro círculos sobrepostos que se encontram no centro da pintura. A partir daí, formam-se figuras geométricas dentro de cada círculo. Os quatro cantos da tela apresentam faixas diagonais.
Em tons escuros, traços emaranhados originam a mandala. O centro, formado por um hexágono, é envolvido por outros hexágonos tangentes. Em volta deles, há dois círculos. O maior, que envolve o menor, toca as extremidades da tela. Traços diagonais, verticais e horizontais cortam toda a pintura, criando uma estrela.
A pintura é feita de vários traços multidirecionais que formam a mandala. Sobre o fundo branco,  há círculos que estão uns sobre os outros; são de tamanho mediano e localizam-se nas laterais esquerda e direita da imagem. Por cima de todos os círculos, vê-se um grande triângulo de cor clara na horizontal, cortado ao meio por uma linha que vai do vértice até a base. Envolvendo tudo, nota-se um círculo com traçado suave, que atinge as laterais da tela.
Fernando Diniz (Assinatura de Godin)A tela mostra mandala sobre fundo azul. São círculos coloridos uns dentro dos outros, formando camadas de diferentes cores e formas. A mais externa possui pontas raiadas e irregulares com pequenos desenhos. A assinatura “Godin” aparece no canto inferior direito.
Mandala formada por quadradinhos pretos sobre fundo branco, dispostos separadamente uns dos outros, formando uma espiral no meio da tela.
Um conjunto de formas geométricas diversas dispostas de maneira irregular constitui a mandala. No centro, um losango em tons de laranja e amarelo. Ao redor dele, em cada face, três formas ovais azuis. Acima delas, um desenho com a base vermelha e o topo em dois tons de azul. Como fundo, foram usados o branco e o azul claro.
Mandala predominantemente azul em fundo branco. São vários círculos sobrepostos, em diferentes tamanhos. Existem ainda traços multidirecionais e um grande círculo tange as laterais da tela.
Na mandala, predominam tons de vermelho, porém são contemplados o azul e o preto. Os traços são espessos e começam no centro, seguindo para a esquerda da tela. Um a um, formam espirais adjacentes. No lado direito da imagem, de cima a baixo, há listras mais grossas, horizontais e coloridas.
A mandala revela-se a partir de muitas linhas coloridas em direções diferentes. As linhas são traçadas de maneira a formarem triângulos, quadrados, retângulos e losangos de variados tamanhos. De modo sutil, foi desenhado um círculo grande, que toca as extremidades da tela. Destaca-se a predominância dos tons de azul.
Mandala originada a partir de pinceladas em diferentes formas e direções, em que predominam o vermelho e o laranja. Linhas traçadas discretamente em várias direções se cruzam no centro da imagem. Sob e sobre essas linhas, mais formas circulares.
Mandala colorida, com destaque para os tons de azul e verde. As pinceladas descontínuas produzem um efeito de pontilhismo. No centro, dois círculos, um dentro do outro. O menor tem tons de vermelho e o maior tem tons de azul. No canto superior esquerdo e no inferior direito observam-se folhas e pequenas flores.
A pintura, em fundo preto, revela mandala raiada alternadamente em tons de marrom e preto. Os raios partem do centro, cujos traços começam mais finos e vão ficando mais grossos, onde terminam em pontas, contornadas por um traço rosa.
A tela mostra a pintura de um quadro onde foi desenhada a mandala. São dois círculos, um dentro do outro, divididos por linhas vermelhas em partes iguais. Cada fração do círculo menor tem uma cor: vermelha, branca e amarela. Já as frações do círculo externo são azuis. O fundo do quadro pintado é laranja e a moldura, marrom. O fundo da tela real leva uma mistura de tons alaranjados no lado esquerdo, e verdes no lado direito.
Mandala formada por quadrados e losangos dispostos lado a lado e uns sobre os outros, de maneira que formem um sentido circular. São usadas as cores branca, amarela e vermelha. Envolvendo tudo, há um círculo verde que toca os limites da tela
A mandala traçada em preto vem da sobreposição de duas espirais quadradas sobre fundo verde. A primeira inicia-se exatamente no centro da imagem, desenhada na posição da tela e segue o sentido horário. A segunda espiral segue o sentido oposto, tem somente duas voltas e os traços estão em diagonal com a primeira.
Em fundo branco, foi utilizada tinta preta para fazer um desenho central em forma de estrela, com muitas pontas. Ao redor, percebe-se um círculo que ultrapassa as margens da tela. Há, também, sob o desenho estelar, múltiplas pinceladas em amarelo, marrom e branco, em variadas direções.
Mandala formada por diversos traços retilíneos e circulares. Nas camadas mais superficiais, há linhas claras que se cruzam em diagonais opostas. Linhas vermelhas horizontais e verticais se confundem com as anteriores. Em azul, alguns círculos menores se interceptam e cruzam a tela. Há, também, um círculo grande e vermelho. Sob essas formas, traços amarelos em diferentes direções quebram os tons de azul.
O centro desta mandala é uma flor amarela. Ao redor, sete formas convexas brancas com as bordas cor de rosa estão lado a lado, no sentido circular. Na parte inferior, duas serpentes se cruzam, de modo que as cabeças fiquem para cima. O fundo, que só aparece nas laterais, é azul.
Mandala composta de vários círculos lado a lado, em camadas. Na mistura de cores, se destacam mais o amarelo e o verde. Traços sutis em vermelho formam uma estrela cujas pontas vão até os limites da tela.
Em volta de um círculo pequeno e central, outros círculos em tons de rosa, vermelho e amarelo, dispostos lado a lado, constituem a mandala. De um ponto extremo da tela a outro, passando pelo centro, há quatro linhas escuras que dividem a imagem em oito partes.
A mandala origina-se de um pequeno círculo central, envolto por uma série de círculos vazados dispostos lado a lado. São de variadas cores claras e formam camadas até atingirem as extremidades da tela, contornados por um círculo maior. Numerosas linhas formam raios que cortam a mandala.
Sobre fundo, em tons de azul, há traços pretos e espessos, nas direções horizontal e vertical. No centro, existem diversos círculos, uns dentro dos outros. Ao redor, mais círculos adjacentes formam a mandala.
Sobre um fundo branco estão três círculos sobrepostos. Em grande quantidade, traços multidirecionais, predominantemente vermelhos e azuis, originam formas estelares e compõem a mandala. Linhas na tonalidade azul cortam a imagem verticalmente, formando pequenos quadrados.
Vários desenhos geométricos formam esta mandala. No centro, há numerosos triângulos em variados tamanhos e cores, que compõem outras formas, como losangos, pirâmides e estrelas.
A pintura revela duas formas circulares, uma em cada lateral, que, no conjunto das inúmeras pinceladas, formam a mandala em tons de amarelo, laranja e azul. Toda a parte inferior abriga um traçado preto contínuo, como um arabesco.
A tela, em sua multiplicidade de cores e formas, revela camadas circulares que revelam a mandala. Sobre o fundo branco, no centro, está um círculo pequeno e vermelho. Incontáveis linhas se cruzam em todas as direções e sentidos. Algumas ultrapassam as margens desse desenho e chegam a tocar as extremidades da tela. Identificam-se ainda linhas azuis verticais e horizontais que se cruzam e formam pequenos quadrados. As camadas crescentes de círculos, também desenhadas em azul, aparecem com leveza, contornando o círculo vermelho inicial.
Sobre o fundo marrom, uma espiral que se inicia no centro e se expande até as extremidades da tela foi traçada em linhas pretas e consistentes, formando a mandala. Os espaços que surgem entre as voltas foram coloridos, alternadamente, com suaves tonalidades de marrom e azul.
Mandala formada por desenhos angulosos, em sentido circular. São losangos bem estreitos e compridos, cujos vértices mais agudos estão unidos exatamente no centro da imagem, originando uma forma estelar. Sob eles, inúmeras linhas azuis cortam a tela em todos os sentidos e direções. Apesar disso, nota-se que formam pequenos quadriláteros ao se interceptarem. Quase imperceptíveis, em azul, camadas crescentes de círculos.
Mandala formada por círculos crescentes. A imagem é toda colorida por pequenas pinceladas, onde predominam as cores azul, amarela e vermelha. O branco surge para enfatizar os traçados dos círculos, delimitando cada camada.