Ministério da Saúde - Centro Cultural da Saúde

Revista da Vacina

Jenner | Pasteur | Finlay | Koch | Lutz | Cruz | Chagas | Sabin

Personalidades

 

Vital Brazil
(1865-1950)

Vital BrazilFilho de Manoel dos Santos Pereira Júnior e Mariana Carolina dos Santos Pereira, Vital Brazil Mineiro da Campanha recebeu este nome por ter nascido em 28 de abril de 1865 no dia de São Vital, na cidade de Campanha, sul de Minas Gerais.

Em 1869, a família mudou-se para a fazenda do avô paterno localizada em Itajubá, Minas Gerais. Ali, o pai de Vital Brazil se estabeleceu como tabelião da cidade, porém o jogo e as conseqüentes dívidas levaram o patriarca a vender o cartório da família, obrigando-o a recomeçar a vida em uma nova cidade, São Paulo.

Em 1891, Vital Brazil formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, com brilhantismo. Neste mesmo ano, o jovem doutor casou-se com Maria da Conceição Filipina de Magalhães, com quem viveu por vinte anos e teve nove filhos.

Em São Paulo, ingressou em 1897 no Instituto Bacteriológico dirigido por Adolpho Lutz, onde iniciou suas pesquisas. Dois anos depois organizou um novo laboratório na fazenda Butatan.

Em 1901, o laboratório da fazenda Butantan foi transformadoVital Brazil e assistente em extração pública de veneno
Vital Brazil e assistente em
extração pública de veneno
em Instituto dirigido por Vital Brazil que passou a morar na instituição com toda a família. Neste lugar, iniciou-se a produção dos soros antipestosos e anti-peçonhentos. Ali o médico mostrou não só seu compromisso de atender a população local, mas também sua competência como pesquisador e administrador, pois conseguia captar recursos privados necessários para o crescimento da instituição.

Em 1919, pressões políticas levaram Vital Brazil a deixar o Instituto. Dali transferiu-se com sua equipe para Niterói construindo o Instituto Vital Brazil, voltado para a pesquisa e fabricação de produtos veterinários, biológicos e farmacêuticos.

Ao longo dos anos 30, o Instituto Vital Brazil atendia aos mercados nacional e internacional. Com o final da Segunda Guerra Mundial, os preços do mercado internacional dificultaram a sobrevivência do Instituto que passou da administração familiar à estatal.

Vital Brazil morreu em 8 de maio de 1950, deixando um grande número de herdeiros. No total, foram dezoito filhos, nove com Maria da Conceição, falecida em 1913, outros nove da união com Dinah, segunda esposa trinta anos mais jovem.

 

Fontes:

Saiba Mais:

 

Retrato de Vital Brazil. Arquivo Histórico do Instituto Butantan
Vital Brazil e assistente em extração pública de veneno. Arquivo Histórico do Instituto Butantan

Museu da Vida | Casa de Oswaldo Cruz | Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos | Fiocruz | Ministério da Saúde

Valid XHTML 1.0 Transitional

Valid CSS!