Ministério da Saúde - Centro Cultural da Saúde

Revista da Vacina

Vídeos

 

Estes vídeos estão disponíveis para exibição no Centro Cultural da Saúde mediante agendamento pelo telefone. (21) 2240-5568. Caso tenha interesse em obter uma cópia, acesse a Distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz, através do telefax (21) 2280-9441 ou do endereço www.fiocruz.br/videosaude.

 

O centenário da insurreição popular Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904, que questionou os mecanismos de intervenção do Estado, constitui-se em excelente oportunidade para se repensar as múltiplas implicações que confluíram para a sua eclosão e se fazer uma análise das questões não resolvidas na pauta dos problemas que afligem o País.

A Fundação Oswaldo Cruz, instituição fortemente preocupada com os fatores que deram origem ao movimento popular contra a vacinação obrigatória e outras políticas de saúde pública, apresenta a exposição itinerante Revolta da Vacina: cidadania, ciência e saúde. Sob as mais variadas formas e linguagens, a idéia é lançar luz sobre os diversos ângulos que conformam a utilização da vacina como um instrumento de saúde e suas relações com o conhecimento científico, com a noção de cidadania e com as formas de organização espacial e de controle social.

Compõe a exposição um acervo de filmes que resgata a biografia de Oswaldo Cruz, as questões sócio-político-culturais que envolveram a campanha de vacinação na República Velha e as condições de vida no Rio de Janeiro do início do Século XX e destaca a importância da vacinação no combate a inúmeras doenças e a busca incansável do homem em alcançar, por meio de modernas tecnologias, uma melhor qualidade de vida.

Museu da Vida | Casa de Oswaldo Cruz | Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos | Fiocruz | Ministério da Saúde

Valid XHTML 1.0 Transitional

Valid CSS!