Ênio Sérgio
Nasceu em 1962 na cidade de São João Del Rey, em Minas Gerais. Quando tinha um ano de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Seus pais se separaram quando ele tinha oito anos. Até hoje Ênio se refere a sua família com carinho, principalmente ao seu filho, que diz ser a riqueza de sua vida. Com instrução primária incompleta, aos 11 anos começou a trabalhar em diversas atividades.
Aos 18 anos, ingressou no Exército como soldado e logo passou nos exames para pára-quedista de 1ª classe, onde permaneceu por um ano e três meses. Em 1982, sofreu um acidente em um salto de pára-quedismo. Seis anos mais tarde passou a freqüentar o Museu de Imagens do Inconsciente. A pintura e o trabalho com argila são suas atividades mais significativas.
1999 (50 x 100 cm)
2001 (80 x 50 cm)
"O que o Museu representa pra mim é algo muito especial, porque dentro do sistema a gente vive aprendendo a cada dia; a gente vai esquecendo loucuras e o mal comportamento de outros clientes. Quando eu estava no Hospital Central do Exército (1988) não conseguia apresentar estes trabalhos porque não havia material. No Museu encontrei o material necessário para expressar-me, me esclarecer perante o público que admira meu trabalho."
Ênio Sérgio