''
Mostra virtual CCMS

Cinco
Artistas de
Engenho de Dentro

Lançamento do livro A História de Beta

Beta é sinônimo de força e alegria de viver, tantas foram as dores enfrentadas e superadas ao longo de sua existência.

O livro de Beta é um relato corajoso e vivo de uma bela experiência de vida. Ela nos faz entrar e mergulhar no mundo de suas angústias e dúvidas, para podermos aprender generosas lições de renúncia, luta, solidariedade e de uma ilimitada capacidade de receber e doar amor.

Esse mergulho no inconsciente a fez encontrar e "derrotar" os inúmeros "fantasmas" que coabitavam sua memória e construir, desconstruindo-os, novas experiências humanas. Trilhar e compartilhar com a autora os caminhos tortuosos e desafiadores de sua psique nos faz apostar que outras pessoas possam, também, mergulhar no caos psíquico e emergir com saídas tão sábias e profundas na reconstrução da própria história.

O livro de Beta nos ensina como abrir e sabiamente fechar as muitas portas que se colocam em nossos caminhos.

As saídas encontradas por Beta tocam nossos corações e exploram afetos adormecidos pelo sofrimento, apontando para novas e reveladoras possibilidades existenciais.

Beta não teve e, ainda não tem, o medo da visão do que poderia "ver" dentro e fora de sua experiência, não sendo o medo obstáculo das transformações dos seus inumeráveis estados de ser.

Cristina Macedo
Terapeuta e Psicóloga do Espaço Aberto ao Tempo

  Baixe aqui A História de Beta

Video-curso O Mundo das Imagens

21 de outubro de 2002

Entrevista com Nise da Silveira

Neste vídeo, realizado pelo Prof. Edson Passeti da PUC de São Paulo, a criadora do Museu de Imagens do Inconsciente fala sobre a miséria do hospital psiquiátrico e as riquezas do mundo interno de seus frequentadores.

Abstração e Geometrismo

A psiquiatria tradicional interpreta a abstração e o geometrismo como sendo uma característica do estilo esquizofrênico, significando embotamento afetivo e intelectual. Esta afirmação não corresponde à realidade revelada nos documentos do ateliê de pintura. Emoção, angústia e o esforço para se opor ao estado de caos e confusão psíquica são mostrados neste documentário narrado pelo ator Rubens Correa.

Flores do Abismo

Uma panorâmica sobre o caminho percorrido pela relação Arte x Loucura desde o fim do século XVI, até os dias atuais, pelo curador da exposição e diretor do Museu, Luiz Carlos Mello.

22 de outubro de 2002

Emygdio de Barros: Um caminho para o Infinito

O pintor Emygdio de Barros, um dos participantes da mostra Cinco Artistas de Engenho de Dentro, já se encontrava internado há 23 anos quando começou a freqüentar o ateliê do Museu de Imagens do Inconsciente. Anteriormente, seu trabalho no hospital era o de transportar trouxas de roupa suja para a lavanderia. Desde suas primeiras obras, Emygdio revelou uma capacidade extraordinária de expressão, que viria despertar a admiração de inúmeros artistas e críticos, e levar Ferreira Gullar a considerá-lo "talvez o único gênio da pintura brasileira".

E José Lins do Rego diz que no primeiro contato com a obra de Emygdio "foi como se o céu tivesse desabado sobre sua cabeça". O drama da história de vida deste criador excepcional poderá ser visto no documentário Emygdio, com texto de Nise da Silveira, direção de Luiz Carlos Mello e montagem de Eurípedes Júnior, com 45 minutos de duração e uma panorâmica de sua obra, através de mais de 100 imagens. Após a projeção, a psicóloga Gladys Schincariol, do Setor de Pesquisa do Museu debaterá com o público os temas suscitados no documentário.

23 de outubro de 2002

Carlos Pertuis: A Barca do Sol

Na década de 80, Leon Hirszman realizaria a trilogia Imagens do Inconsciente, cuja terceira parte é dedicada à vida e obra de Carlos Pertuis. Foi uma visão mística, "O Planetário de Deus" em suas palavras, que motivou a internação de Carlos. Depois dessa incandescente visão, Carlos "desceu vertiginosamente à esfera das imagens arquétipicas, à esfera dos deuses e demônios", segundo nos diz Nise da Silveira. O resultado desse mergulho são as mais de 20 mil obras de sua autoria que estão no acervo do Museu. Originalmente em 16 mm, com duração de 70 minutos, será apresentada a versão em vídeo, seguida de debate com Gladys Schincariol.



Veja também

Nise da Silveira Vida e Obra

Museu Vivo de Engenho de Dentro

Memória da Loucura


Warning: include(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /web/vhosts/ccms/drupal-7.54/cincoartistas/eventos.php on line 99

Warning: include(../footer.php): failed to open stream: No such file or directory in /web/vhosts/ccms/drupal-7.54/cincoartistas/eventos.php on line 99

Warning: include(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /web/vhosts/ccms/drupal-7.54/cincoartistas/eventos.php on line 99

Warning: include(): Failed opening '../footer.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /web/vhosts/ccms/drupal-7.54/cincoartistas/eventos.php on line 99