Acervo de filmes
A mostra Nise da Silveira - Vida e Obra é uma homenagem do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) do Ministério da Saúde à psiquiatra que revolucionou os métodos tradicionais de
tratamento ao portador de transtornos mentais no Brasil.
Compondo a exposição, apresentamos um acervo de filmes que forma uma coleção diversificada e única sobre Saúde Mental, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a
questão da extinção gradativa dos manicômios e a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), fortalecendo a Lei Antimanicomial n.º 10.216, de 6 de abril de 2001.
Acervo acessível aos visitantes do CCMS, para exibição no local.
Face to face
Em entrevista a John Freeman, Carl Gustav Jung fala sobre a infância, a escola, a religião, a psique humana, o saber e o crer, a individualidade e a consciência coletiva.
Narrado e legendado em português.
Fronteiras da mente, da saúde e da expressão: a dança da vida
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Produção: Editora Senac Nacional
Realização: Editora Senac Nacional
Duração: 15min53s
Angel Vianna, bailarina e pioneira no uso da dança como terapia no Brasil, dá seu depoimento e apresenta uma aula. O filme traz também um pouco da história da dança, uma entrevista sobre a evolução do ato de dançar, com o professor Roberto Pereira, e ainda o depoimento de Claudia Damasio, do Jaguadarte, um núcleo de pesquisa de movimentos.
Fronteiras da mente, da saúde e da expressão: expressões do imaginário
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Produção: Editora Senac Nacional
Realização: Editora Senac Nacional
Duração: 15min15s
Biografia de Arthur Bispo do Rosário, paciente negro, semianalfabeto, classificado como esquizofrênico, que morreu em 1989. Viveu internado durante 50 anos. Construiu uma obra ímpar, com colagens, bordados e montagens de objetos reciclados.
Fronteiras da mente, da saúde e da expressão: imagens do mundo interno
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Produção: Editora Senac Nacional
Realização: Editora Senac Nacional
Duração: 15min55s
Mostra a experiência desenvolvida desde a década de 1940 pela psiquiatra Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Ali, os usuários fazem pintura, desenho e escultura, expressando seus conflitos internos. O filme começa com uma biografia de Adelina Gomes, uma interna que reviveu em sua pintura o mito grego de Dafne.