Nasce a Revista Brasileira de Cancerologia

O Decreto que criou o Serviço Nacional de Câncer, em 1941, previa também a criação de uma revista científica de cancerologia que visava a difundir os conhecimentos específicos do serviço.


Em setembro de 1947, é lançado o primeiro número da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), para divulgar à comunidade científica o campo da cancerologia por meio de artigos e relatos de casos clínicos.




70 anos da Revista Brasileira de Cancerologia

A Revista, editada até hoje, permanece incentivando a pluralidade de temas, ideias e abordagens metodológicas. Nas últimas décadas, procurou incorporar tanto o desenvolvimento das ações de detecção precoce do câncer, o aprimoramento do tratamento e a ampliação da oferta de cuidados paliativos, como as estratégias de prevenção dos fatores de risco (comportamentais, ambientais e ocupacionais) e as pesquisas básica, clínica, translacional e populacional.


Atualmente, a RBC é permutada com as bibliotecas universitárias, Centros de Estudo das unidades assistenciais de oncologia, Sociedades Científicas, profissionais e ex-alunos do INCA.


A revista está disponível em versão on-line, no site do INCA (www.inca.gov.br/rbc) e no portal da CAPES.