Incorporação de mais três hospitais

Nos anos 1990, o INCA consolida sua missão no controle do câncer no Brasil em todas as suas vertentes: intensifica os programas já em desenvolvimento; cria novos programas nacionais de detecção precoce. Além disso, realiza uma ampliação institucional, com a incorporação de outros três hospitais em sua infraestrutura.




HC II



O Hospital de Câncer II está localizado na Rua Equador, no bairro Santo Cristo, e tem origem no Hospital de Oncologia pertencente ao antigo Inamps. Após a criação do SUS, inicia-se a sua transferência para o INCA, formalizada em 1992. Com o novo regimento do Ministério da Saúde, estabelecido em janeiro de 1998, o Hospital recebe a denominação de Hospital de Câncer II.




HC III



O Hospital de Câncer III, localizado na rua Visconde de Santa Isabel, em Vila Isabel, teve origem no antigo Centro de Ginecologia Luiza Gomes de Lemos, pertencente à Fundação das Pioneiras Sociais. Em 1992, o Centro foi incorporado ao INCA, visando ao tratamento específico de cânceres ginecológicos. Em 1998, foi renomeado para HC III.




HC IV



O Hospital de Câncer IV, também situado em Vila Isabel, tem origem no Centro de Suporte Terapêutico Oncológico (CSTO), criado em 1998, e dedicado ao setor de Cuidados Paliativos, de grande importância no sistema de assistência aos pacientes de câncer. Em 2004, recebeu a denominação de HC IV, consolidando a unificação da nomenclatura dos hospitais que constituem o INCA.