Comissão Nacional para a implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco

A Política Nacional de Controle do Tabaco é orientada para o cumprimento de medidas e diretrizes da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT/OMS), tratado internacional de saúde pública ratificado pelo Congresso Nacional do Brasil em 2005 (Decreto n.º 5.658/2006), cujo objetivo é conter a epidemia global do tabagismo e que, atualmente, conta com 180 Estados-Partes.


Em maio de 2016, como responsável pela Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro (CONICQ), o INCA foi novamente designado Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS sobre o Controle do Tabaco, até junho de 2020. O País integra o conjunto de 14 Centros Colaboradores da OMS na área de controle do tabaco no mundo, sendo o único na América Latina.


O Brasil vem cooperando com diversos países por meio da troca de experiências e pesquisas em diferentes temas relacionados ao controle do tabaco.



As medidas adotadas pela Convenção têm como princípios norteadores (artigo 4º) o reforço ao direito das pessoas à informação sobre a gravidade dos riscos decorrentes do consumo de tabaco e o direito de acesso aos mecanismos de prevenção à iniciação ao tabagismo.


Entre as medidas centrais estabelecidas pela Convenção para a redução da demanda por tabaco, o Artigo 11 enfatiza que as embalagens não devem promover produto de tabaco de forma falsa, equivocada ou enganosa, ou que induza ao erro. Para 2016, a OMS definiu como tema as embalagens padronizadas de cigarro e correlatos para serem trabalhados internacionalmente.

Oficina de comemoração dos 10 anos da CQCT na OPAS em Brasília


428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo

56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade devido ao tabagismo







Fonte: PINTO, M. et al. Carga de doença atribuível ao uso do tabaco no Brasil e potencial impacto do aumento de preços por meio de impostos. Documento técnico IECS N° 21. Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria, Buenos Aires, Argentina. Maio de 2017. Disponível em: www.iecs.org.ar/tabaco. Acesso em: 8 ago. 2017.