Biografias


José Clemente Pereira

Nascido em 12 de fevereiro de 1787, na cidade de Trancoso, em Portugal, José Clemente Pereira formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Teve uma atuação significativa na História do Brasil. Destacou-se por apoiar o imperador D. Pedro I na luta pela independência e exerceu mandatos políticos. Foi deputado eleito pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além de senador no período de 1842 a 1854. Como servidor público, advogado e magistrado, acumulou diversos cargos públicos tais como, de ministro, de juiz de fora, de conselheiro de Estado e presidente do Tribunal do Comércio.


Dentre os louros de sua carreira, ressalta-se sua atuação como provedor da Santa Casa de Misericórdia, cargo que lhe rendeu admiração e reconhecimento por parte de médicos e lhe conferiu  “o mito de libertador da pátria e da humanidade sofredora”.


Como político e filantropo provedor, José Clemente Pereira iniciou uma série de reformas nas instituições administradas pela Santa Casa, todas com base nas regras de higiene estipuladas pela Sociedade de Medicina. Neste contexto, destacou-se a criação do Hospício de Pedro II, com o objetivo de “dar aos loucos” um lugar específico para o tratamento de suas moléstias.



Fonte: Academia Nacional de Medicina