Correspondências


Arquivo Nacional

Código de Acesso: IS³6 (1858-1863)



N.º 6204 – 58


Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro


20 de Dezembro de 1855

Ilmo. e Exmo. Snr.


Em cumprimento do Aviso de 15 do corrente tenho a declarar a V. E. que o alienado Dºr. Emydio Antonio da Silva em attenção á sua qualidade d´Empregado Publico aposentado, sem grande inconveniente pode ser admitido no Hospicio de Pedro 2º como enfermo da 2ª Classe, uma vez que seu Tutor, o Coronel Joaquim Floriano de Toledo estabeleça nesta Côrte um Procurador que s´obrigue a pagar mensalmente aquelle Estabelecimento, a importancia do ordenado que vence o indicado alienado.


Deos Guarde a V. E.


Illmo. e Exmo. Snr. Cons.º. Sergio Teixeira de Macedo,

Ministro e Secretario dos Negocios do Imperio.


Marques d´Abrantes

Provedor



_______________________________________________




N.º 6095- 58


1ª Secção. Palacio do Governo de S. Paulo

10 de Dezembro de 1858


N.º 160


Illmo. e Exmo. Snr.


Passo às mãos de V. Ex.ª em copia inclusa um officio que em data de 6 do corrente me dirigio o Coronel Joaquim Floriano de Toledo, que na qualidade de curador do Dºr. Emygdio Antonio da Silva, official maior aposentado da Secretaria da Assembleia Legislativa d´esta Provincia, pede que seja remettido para o Hospicio de Pedro 2º afim de ser até tratado convenientemente, entrando porem somente com o ordenado do que percebe de cincoenta e oito mil tresentos e  trinta reis, visto que não dispõe de outros recursos.


Cumpre-me informar a V. Exª. que me parece mui digno de attenção este pedido, e assim ouso esperar que V. Exª. ainda por esta ver se dignará praticar um acto de justiça e caridade intervindo para que o referido Dºr. seja admittido no mencionado Hospicio onde talvez lhe seja possivel conseguir o restabelecimento e exercicio da sua rasão.


Deos Guarde a V. Exª..


Ilmo. e Exmo. Snr. Marques de Olinda,

Ministro e Secretario d´Estado dos Negocios do Imperio.

João Joaquim da Fonseca