Correspondências


Arquivo Nacional

Código de Acesso: IS³5 (1857-1863)



Illmo. e Exmo. Snr.


Tenho a honra de submetter à consideração de V. Exª a informação junta do 1° “Escrivão” do Hospicio de Pedro 2º, sobre a idoneidade das pessoas, abaixo declaradas, que offerecem donativos para a continuação das obras, do mesmo officio, à saber:


Venancio Jose de Mello, Fazendeiro veio termo do Iguassu, que pretende ser condecorado com a comenda da Ordem da Rosa:


José Abrantes de Lima Pacheco J.or, que pretende o Habito da mesma Ordem.


Deos Ge. a V. Ex., Rio 21 de Junho de 1858.


Illmo. e Exmo. Snr. Marques d´Olinda, Presidente do Conselho e Ministro e Secretario d´Estado dos Negocios do Imperio.


Marques d´Abrantes

Provedor



_______________________________________________




1º- O Comendador Manoel d´Aguiar Vallim, rico fazendeiro do Bananal, muito conhecido e abonado como pessoa idonea: requer o titulo de Barão, e offereceo o donativo de 15.000$000  pelas obras do Hospicio de Pedro 2º.


2º- O Tenente Coronel Reginaldo Gomes dos Santos, proprietario abastado, residente em S. Mathias  Provª . do Esptº. S.to, abonado como idoneo pelo Snr. Senador Jobim: requer a comenda de Christo, e offerece o donativo 4.000$00  pelas despesas das obras.


3º- Jose Antonio Vaz do Espº S.to negociante estabelecido nesta Corte, natural do Maranhão abonado como idoneo pelo Deputado Candido Mendes: requer a comenda de Christo, e offerece o donativo de 4.000$000.


4º- Jose Antonio da Costa Carvalho, negociante estabelecido nesta Corte; requer, por intermedio de seo  tio o dro. João Jose de Carvalho o Habito da Rosa e offerece 1.000$000.


Outros requisitos e memoriais que tem sido entregues, são abonados por pessoas de confiança, serão apresentados se forem boas as informações á que mandei proceder.


Rio 22 d´Abril de 1858


Marques d´Abrantes

Provedor