Mostra virtual CCMS

A Saúde Bate à Porta

Programa Saúde da Família

Princípios básicos do PSF

O Programa Saúde da Família (PSF) prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém-nascido ao idoso, de forma integral e contínua. A atenção está centrada na família, entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que vem possibilitando uma visão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenções que vão além de práticas curativas.

Implantado em 1994, o PSF veio consolidar e ampliar o trabalho do Programa de Agentes Comunitários em Saúde, iniciado em 1991, com a formação de equipes constituídas por agentes comunitários, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Em março de 2001 foram incorporadas Equipes de Saúde Bucal, formadas por dentista, técnico em higiene bucal ou atendente de consultório dentário. O trabalho desenvolve uma relação permanente entre os profissionais de saúde e a população assistida, marcada por um atendimento humanizado e resolutivo dos problemas de saúde mais freqüentes.

Cada equipe é responsável por acompanhar regularmente, em média, 1.000 famílias de uma determinada comunidade. Nesse trabalho são realizados levantamento de dados sociais, demográficos e epidemiológicos, e identificadas doenças e situações de risco à saúde, para que a equipe e a comunidade possam traçar, em conjunto, estratégias para a solução de problemas.

A democratização do acesso aos serviços de saúde passa pela compreensão e contribuição dos gestores, profissionais, estudantes e usuários no aperfeiçoamento dessa iniciativa, que se apresenta como um marco de evolução na história da saúde pública.

A mostra A Saúde Bate á Porta apresenta painéis informativos sobre o PSF e um painel da Linha do Tempo que ilustra sua trajetória. Coerente com uma abordagem cultural, que contextualiza artisticamente o universo dessa atuação, destacam-se o olhar fotográfico de Rui Faquini, com textos de TT Catalão, e a instigante ambientação de uma casa, idealizada pela arquiteta Gisela Magalhães, caracterizando o espaço de ação dos agentes comunitários de saúde.

A mostra conta também com uma rica programação de eventos, cursos e palestras, exibição de vídeos e distribuição de literatura e informações afins. A meta do CCS é atrair o grande público para pautas relevantes da saúde brasileira, de forma dinâmica e interativa, favorecendo a construção do conhecimento, a prática do controle social e as oportunidades de participação no setor saúde.

A mostra virtual

O Centro Cultural do Ministério da Saúde, em parceria com o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, reaiza a mostra "A Saúde Bate à Porta", com o objetivo de apresentar o conceito do Programa Saúde da Família (PSF) e seu impacto como uma nova metodologia de reestruturação da atenção básica à saúde da população.

A mostra "A Saúde Bate à Porta" apresenta painéis informativos sobre o PSF e um painel da Linha do Tempo que ilustra sua trajetória. Coerente com uma abordagem cultural, que contextualiza artisticamente o universo dessa atuação, destacam-se o olhar fotográfico de Rui Faquini, com textos de TT Catalão, e a instigante ambientação de uma casa, idealizada pela arquiteta Gisela Magalhães, caracterizando o espaço de ação dos agentes comunitários de saúde.

Créditos

Realização

Ministério da Saúde

Secretaria Executiva
Subsecretaria de Assuntos Administrativos
Coordenação-Geral de Documentação e Informação

Secretaria de Políticas de Saúde
Departamento de Atenção Básica

Coordenação geral e edição da mostra
Márcia Rollemberg

Diretora do Centro Cultural do Ministério da Saúde
Jussara Valladares

Painéis informativos
Criação e impressão

Imagemaker Interactive
Projeto e montagem
Assessoria de Comunicação Social / MS

Linha do Tempo
Pesquisa

Celso José Roque
Jussara Alves Galvão
Criação e montagem
Rosemary Faivichenco Espíndola
Liza Faivichenco

Exposição de Fotografias
Fotos

Rui Faquini
Textos
TT Catalão
Montagem
Danielle Paes Gouveia
Impressão
Fotosfera soluções digitais

Ambientação artística
Criação e execução

Gisela Magalhães
Impressão
Fotosfera soluções digitais

Webdesign original
Ana Aparecida Soares Ramos
Danielle Paes Gouveia
Hilton Mendes Sobrinho

Webdesign
Rita Loureiro

Equipes de apoio técnico
Gabinete da CGDI / SAA / MS
Centro Cultural da Saúde
CGMDI / SAA / MS

Suporte técnico-operacional
Editora / CGDI / SAA / MS
Biblioteca Virtual em Saúde - CGDI / SAA / MS
Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - Datasus / MS
Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro - NERJ / MS
Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica / SAA / MS

Parcerias
Coordenação do Programa Saúde da Família / SES - RJ
Coordenação do Programa Saúde da Família / SMS - RJ
Serviço Social do Comércio - SESC-Saúde – RJ

Apoio
Secretaria Municipal de Saúde de Niterói - RJ
Fundação Oswaldo Cruz / Canal Saúde - Fiocruz
Fundação Nacional de Saúde - Funasa
Instituto Nacional do Câncer - Inca / MS
Instituto Nacional de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante - Hemorio
Movimento para Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase - Morhan
CIEP Municipal Operário Vicente Marinho
Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel
Associação Brasileira de Odontologia Rio de Janeiro - ABORJ



Veja também